Jogo Batalha AC – NDAP @torneio de encerramento juvenis masculinos

|



Iniciou-se no passado domingo (20090531) o torneio de encerramento juvenis masculinos da associação de Leiria, da época 2008/2009. Para além do NDAP, estão em competição as equipas da Batalha AC, do SIR 1º Maio e da AD Portomosense. Nesta primeira jornada, o NDAP deslocou-se à Batalha, para defrontar a equipa local, numa tarde em que as temperaturas interiores no pavilhão não convidavam os jogadores para a prática de qualquer desporto.
De qualquer forma, para além de manter a competição da equipa, importa essencialmente iniciar a preparação da próxima época, integrando desde já alguns iniciados nesta equipa. Importa também rodar alguns atletas que durante a época não dispuseram dos minutos suficientes para evoluírem.
Neste contexto, pode-se dizer que os objectivos vão gradualmente sendo concretizados. Quanto ao resultado, derrota do NDAP por uma diferença de 4 golos, importa referir dois aspectos. O primeiro está relacionado com a equipa de arbitragem, composta por dois árbitros (?) da Batalha, os quais foram suficientemente inteligentes para inverter um resultado que seria lógico. Como pérola desta actuação fica a exclusão de um garoto de 50 kilos em 14 anos, após se ter encolhido perante um adversário bem mais completo fisicamente, talvez uns 70 kilos em 16 ou 17 anos. Alternativamente à falta atacante, foram assinalados uma exclusão e um livre de sete metros. De facto, tendo em consideração as classificações destas equipas, neste escalão, nos campeonatos nacionais, o resultado lógico seria outro. Já assisti a algo de semelhante em Alcobaça; sim a tal equipa que vence tudo e todos com os árbitros lá da casa, e depois nos nacionais não existem. Pergunta-se: onde está a equipa que vencia no campeonato de iniciados do ano passado? Fica na metade inferior dos campeonatos nacionais? Exige-se coerência. O segundo aspecto e o mais importante; importa explicar aos nossos atletas que na vida estas contrariedades acontecem, que é também aqui que aprendem a enfrentá-las, e o mais importante é que aproveitem as oportunidades que têm para praticar desporto. Devem fazê-lo com alegria e inteligência, tendo consciência que a batalha mais importante que enfrentam está relacionada com a sua formação nos mais diversos aspectos; escolar, humano, desportivo, etc. Sei que é muito difícil resistir perante tais contrariedades (para não lhe chamar insultos ou agressões sob a protecção dos árbitros), mas importa terem a consciência que a vossa formação é muito mais importante do que todas estas contrariedades.
Para aqueles que acompanham os jogadores, nestes casos é um pouco desesperante verificar ainda algum desânimo estampado em algumas das vossas caras. Ainda não perceberam o contexto? Significa que não foram suficientemente conscientes da realidade que enfrentaram, ou não tiveram a inteligência necessária. O objectivo nestas situações consiste em adquirir a máxima formação e capacidades, para mais tarde, quando for necessário, o mostrarem. E neste caso particular a vitória até é um aspecto secundário. O mais importante para vocês, até nem é o andebol, mas sim a formação escolar. O andebol apenas vos irá ajudar a atingir esse objectivo, para além de poderem constituir um grupo de amigos; coisa rara nos tempos que correm, acreditem. FORÇA RAPAZES.
Próximo jogo: Em Porto-de-Mós, 07 Junho 2009. Objectivo? Continuar a guerra da formação da rapaziada.

Adelino Lopes

6 comentários:

Anónimo disse...

ahahah. Este bolg da me vontade de rir.
O que aqui está escrito nao corresponde à realidade.
O jgo com o Batalha AC foi bastante disputado e nao foram os arbitros que tiveram interferencia no resultado. Ate porque vejamos: 8 exclusoes para o Batalha AC e apenas 3 para o NDAP. Acho que os numeros falam por si. Mas pronto ha idiotas que nao sabem do que falam e inventam blogues sem interesse como este. Enfim é lamentável.
Um conselho: aceitem o simples facto de que a equipa de juvenis do NDAP não é assim tao boa (apenas o jogador que usa uma chucha na boca é que tem uma boa tecnica). Esperavam ganhar facilmente como tinham ganham ao Batalha AC equipa B mas como apanharam a equipa A perderam. Para a proxima joguem melhor e nao culpem os arbitros.

Cyril disse...

Oh anónimo, se tiveres coragem identifica-te.

Eu não vi o jogo, e nem fui eu que escrevi o artigo.Em relação ao blog, que coragem tens tu para mandar vir?

Cumps

Anónimo disse...

concordo muito com o anónimo, parece ser uma pessoa sensata.
os andebolistas do ndap sao uns panisgas que só andam bem a brincar com bolas.

joão pedro, BatalhaAC

cumps

Anónimo disse...

CÁ VOS ESPERAMOS ...

Anónimo disse...

o xavier é paneleiro!!

Cyril disse...

João Pedro,

Eu sou atleta do Núcleo, andebol seniores, e espero que chegas um dia a este escalão, já que és tão bom jogador como dizes. E gostava de jogar contra ti, para ver quem são os "Panisgas". Mas cá te esperamos em Pombal da próxima vez que vieres jogar!

cumps